A UNIPAZ é a terceira universidade da paz criada no mundo, após a das Nações Unidas e a de Costa Rica, com a vocação de desenvolver uma cultura de paz e de não violência, a partir de uma educação integral, transdisciplinar e holística. Como afirma um princípio da UNESCO, a guerra nasce no interior do ser humano; portanto, é neste interior que necessitamos construir os baluartes da paz.

Casa Cachoeira menor
Ela nasceu de um sonho partilhado de Pierre Weil, Monique-Thoenig e Jean-Yves Leloup que, em 1986, se encontraram em Paris e constituíram a sua Carta Magna, assim como o projeto inusitado de uma Formação Holística de Base. Inspirados nesta Carta, juntamente com a Declaração de Veneza, da UNESCO, lançada neste mesmo ano, realizamos o I Congresso Holístico Internacional – I CHI, em Brasília, um evento que congregou notáveis representantes das ciências, filosofias, artes e tradições espirituais de diversas partes do mundo, centrado na abordagem transdisciplinar, ocorrido em março de 1987, em Brasília. Por iniciativa do então Governador José Aparecido, logo após este memorável Encontro, a UNIPAZ foi criada, como uma organização não governamental, instalada na Granja do Ipê, um local histórico, que foi residência do construtor da capital federal, Israel Pinheiro.

Unipaz C Sede menor
Ao longo de vinte anos, a UNIPAZ se expandiu, através de uma Rede de campi, com unidades nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Bahia, Pará, Ceará, Sergipe, Rondônia. Transcendeu as fronteiras nacionais, implantando unidades na Argentina, em Portugal, França, Bélgica e Reino Unido.

Unipaz C silencio 2 menor
A partir do enfoque de uma ecologia profunda, abrangendo as dimensões integradas do individual, social e ambiental, atua por meio de programas, projetos e eventos, nas áreas de sensibilização, formação, pós-formação e pesquisa, junto às comunidades locais, regionais e mundiais. Do seu seio nasceu, em 1992, o Colégio Internacional de Terapeutas – CIT, fundado por Jean-Yves Leloup, que congrega terapeutas das mais diversas competências e orientações, que se aliam em torno de uma visão holística, de uma ética de respeito à inteireza humana, de uma prática transdisciplinar na área da saúde integral, centrada na arte essencial do Cuidado. A Coleção UNIPAZ-CIT, da editora Vozes, possui cerca de trinta livros, alguns publicados em vários idiomas.

Unipaz cachoeira menor
A UNIPAZ tem se notabilizado por desenvolver métodos genuínos de educar para a paz, formando líderes de uma nova consciência, capazes de uma visão global e ação local. o seu primeiro notável Reitor, Pierre Weil, autor do já clássico, A Arte de Viver em Paz, foi Prêmio UNESCO 2000 da Educação para a Paz e candidato a Prêmio Nobel da Paz, em 2003.

Unipaz sino 2 menor
O Colegiado Nacional da UNIPAZ realizou onze congressos internacionais e centenas de eventos nacionais, regionais e locais, tendo criado uma massa crítica de consciência considerável, ousando responder ao tremendo desafio de transmutar a crise planetária em ocasião de transformação evolutiva. Esta Onda de Despertar, que se levantou em 1986, culminou, em setembro de 2006, numa formidável celebração da Vida, o I Festival Mundial da Paz, que realizou a sua terceira versão no Parque de Ibirapuera de São Paulo, em 2012.

Unipaz D bosco 2 menor
O desafio à nossa frente é o da maturidade. Avançar, com firmeza e confiança, aliando o rigor à fraternidade. Avançar na semeadura, na consciência de que somos instrumentos de uma Luz Maior, na busca imprescindível do Antropos, a completude humana. Avançar nas trilhas de uma pedagogia e terapia iniciáticas, rumo à reconstrução do Jardim da Inteireza, onde floresce a Paz, no pressentimento do Novo Dia que desponta.

Conteúdos Relacionados:

Roberto Crema

Antropólogo, Psicólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris, Roberto Crema é Reitor da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Implementador da Formação Holística de Base no Brasil e coordenador, durante vinte anos, do Colégio Internacional dos Terapeutas, é orientador, com a Lydia Rebouças, de uma formação no cuidado integral, Quinta Força em Terapia, na UNIPAZ de Brasília. Pioneiro na abordagem transdisciplinar holística, Crema viaja pelo Brasil e pelo mundo proferindo palestras e orientando cursos e seminários. É autor e coautor de mais de trinta livros, tais como “Introdução à Visão Holística”, “Saúde e Plenitude”, “Antigos e Novos Terapeutas”, “Pedagogia Iniciática” e “Mensagens do Deserto”.

CLOSE
CLOSE

Pin It on Pinterest

Share This