Livros

Lançamento: O Encontro como origem do cuidado

Acaba de ser lançado o mais significativo livro de Roberto Crema. Em O Poder do Encontro, Crema apresenta como isto é possível ao narrar uma sequência de encontros com as diversas linhas da psicologia e, em especial, com alguns mestres e seus conhecimentos notáveis, pelas suas contribuições para o desenvolvimento humano. E reflete como cada uma delas cumpre uma etapa da arte de cuidar do ser.

conheça o livro

Análise Transacional Centrada na Pessoa... e mais além.

São Paulo: Ágora, 1984

O autor focaliza a pessoa como o centro e o fim do processo de psicoterapia e de desenvolvimento do potencial humano. Indo além da AT e da gestalt-terapia, em que se apóia, abrange a vastidão do fenômeno e do mistério humano.

Introdução à Visão Holística.

São Paulo: Summus, 1989.

Partindo da constatação de que os avanços tecnológicos das últimas décadas trouxeram inegáveis benefícios, mas também alienação, fragmentação e sofrimento psíquico, Roberto Crema propõe um novo modelo de existência, baseado na integração entre ciência, filosofia, arte e tradição espiritual. Dos fundamentos do paradigma cartesiano-newtoniano ao salto quântico da física moderna, passando pela importância da transdisciplinaridade, o autor nos convida a mergulhar no caminho da síntese para que possamos viver como seres plenos, íntegros e felizes.

Saúde e Plenitude – Um Caminho para o Ser.

São Paulo: Summus, 1995.

Neste livro, Roberto Crema apresenta a contribuição da visão holística aplicada aos campos da saúde, educação, consultoria e pesquisa psíquica. Inspirado na antropologia, ética e prática dos terapeutas de Alexandria, cujos princípios são reforçados pelas evidências das descobertas científicas de ponta, o autor nos oferece uma visão inovadora e criativa do cuidado integral.

Rumo à Nova Transdisciplinaridade – Sistemas Abertos de Conhecimento (com Pierre Weil e Ubiratan D’Ambrosio).

São Paulo: Summus, 1991.

Num momento histórico em que novos paradigmas do conhecimento passam por uma transição, quando velhas ideologias naufragam e reina a perplexidade e o caos, esta obra nos traz alguns princípios orientadores. Os autores são os pioneiros da abordagem holística no Brasil.

Antigos e Novos Terapeutas – abordagem transdisciplinar em terapia.

Petrópolis: VOZES, 2002.

Escrito por um pioneiro da abordagem transdisciplinar holística, este livro é de raro valor no campo da saúde integral - individual, social e ambiental. É um testemunho vivo e consistente, do que o autor tem denominado de "Quinta força em terapia", uma abordagem que concilia e integra o fator pessoa como o transpessoal, a análise com a síntese, a profundidade com a altitude, considerando o ser humano como um ponto de encontro entre todos os reinos e dimensões do universo.

Pedagogia Iniciática – Uma Escola de Liderança.

Petrópolis, VOZES, 2009.

Segundo o autor, aprender a conviver e a Ser representa o maior desafio educacional para as novas gerações. Necessitamos de um processo de alfabetização psíquica, que possibilite o viver consigo mesmo, com a sociedade e a natureza, com qualidade, profundidade e dignidade.

Mensagens do Deserto.

Lorena: Diálogos do Ser, 2009.

Mensagens vastas, de travessia da imensidão desértica, vacuidade fecunda, rumo ao Oásis de uma plenitude possível, de um sorriso apaziguado.

O deserto é o que nos murmura, docemente: Tudo é miragem, tudo passa. Exceto o Ser, exceto o Amor.

*Dimensões do Cuidar - uma visão integral.

Petrópolis: VOZES, 2015. Crema, R; Leloup, J-Y (Coord.) *

A presente obra reúne colaboradores empenhados em desenvolver o cuidado como um processo de bem-estar psicossomático, social, ambiental e espiritual. Está é uma tarefa que se estende a todos. Oferece uma visão holística da temática da saúde e do cuidado como resposta à convocação feita há décadas para que todas as pessoas se transformem em agentes cuidadores da vida integral e do planeta.

Normose, a patologia da normalidade (com Jean-Yves Leloup e Pierre Weil)

Campinas: Verus, 2003; Petrópolis: VOZES, 2011.

Esta pesquisa visa alertar o grande público e os profissionais em geral sobre a necessidade de superar as anomalias da normalidade - opiniões, atitudes, comportamentos e hábitos, dotados de consenso social e patogênicos, em diversos graus de intensidade. Este pode ser considerado um dos conceitos mais importantes do paradigma transdisciplinar emergente.

O Espírito na Saúde (com Pierre Weil, Leonardo Boff e Jean-Yves Leloup), Lise M. Lima – Org.

Petrópolis: VOZES, 1997.

Este livro traz as intervenções de Jean-Yves Leloup, Leonardo Boff, Pierre Weil e Roberto Crema, num Seminário de Terapia Holística promovido em outubro de 1996 pela UNIPAZ (Brasília, DF). No simpósio ficou bem à mostra a importância do Espírito para a saúde pessoal e se viu que o ser humano verdadeiramente são (saudável) é o santo, aquele que integrou harmoniosamente todas as dimensões da personalidade – corpo, alma e espírito.

Mensagens da Luz (com Pierre Weil e Amyr Amiden).

Lorena: Diálogos do Ser, 2009.

Este é um livro ousado e inspirado. Focaliza os temas convergentes, do Anjo e da transcomunicação. Numa ótica transdisciplinar, que concilia o aspecto simbólico com o factual, o experimental com o experiencial. Um texto vasto, singular e instigante. Nele, o conceito de transcomunicação é refletido, de forma sóbria e profunda, do ponto de vista de uma metodologia que concilia a análise com a síntese. O que fornece um substrato conceitual à pragmática que será apresentada, de encontros semanais de três irmãos de caminhada, Pierre Weil, Amyr Amiden e Roberto Crema. Surpreendente relato de contatos reais e concretos, no estado de consciência de vigília, através de sinais de rádio, de materializações e testemunhos de comunicação com seres de outros níveis de realidade. Quando a Escuta inclusiva está presente, no cenário aberto do Encontro, Os Anjos Falam. Lançando preciosas luzes na questão do sagrado, clarificações sobre a natureza divina como espaço-luz infinito e eterno, o advento da Grande Mãe e sobre o imenso alcance do processo evolutivo nos caminhos do despertar.

Pierre Weil: Samurai da Paz. In: Editora Vozes 1901-2001 – Cem Anos de História.

Petrópolis: VOZES, 2001

Da Normose à Plenitude. In: Monteiro de Barros, M.C. (Org.) A Consciência em Expansão.

Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008

Pierre Weil: Samurai da Paz. In: Weil, Pierre. A Arte de Viver a Vida. Lorena: Diálogos do Ser;

Petrópolis: VOZES, 2011.

Transcomunicação – O Fenômeno Magenta (com Weil, Krippner, Amiden, Winkler, Arora, Leloup, O’Donnell).

São Paulo: Pensamento, 2003.

Este livro apresenta um vasto cenário para as pessoas que queiram se atualizar com relação às pesquisas psíquicas e transpessoais de ponta, sérias e consistentes, que comprovam a existência de outros níveis de realidade, que estão sendo desvelados à luz da transdisciplinaridade e da física contemporânea. E uma instigante reportagem no domínio da paranormalidade e da transcendência, neste laboratório vivo e aberto, onde a ciência se encontra com a consciência.

Le Sacré et la Thérapie. In: Nicolescu, Basarab (Org.), Le Sacré Aujord’hui, Collection Transdisciplinarité

Paris : Éditions du Rocher, 2003

Transdisciplinarity Approach in Therapy. In: Nicolescu, Basarab (Org.),Transdisciplinarity – Theory and Practice.

New York: Hampton Press, 2008

Pédagogie Initiatique. In: Welter, Richard (Org.).Transdisciplinarité – Un chemin vers la paix.

Strasbourg : Éditions F.B.V. pour le C.N.R.S., 2006.

Cuidar da Paz. In: Dulce Magalhães (Org.) A Paz como Caminho - Festival Mundial da Paz.

Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006

Os Anjos Falam – tempos antigos e atuais (com Amyr Amiden, Pierre Weil e Jean-Yves Leloup).

Brasília: Letrativa, 2005.

O livro centra-se nas temáticas convergentes do Anjo e da transcomunicação, uma Aliança entre tempos antigos e atuais, introduzindo o leitor a uma experiência em que o invisível toca o visível, o infinito toca o finito.
A primeira parte é extraída de um seminário de Jean-Yves Leloup, ocorrido na Unipaz de Brasília e de Belém, em 2003. A segunda parte traz a transcrição de um fórum na Unipaz de Brasília, centrado no tema da transcomunicação, com Pierre Weil e Roberto Crema. Traz ainda uma síntese da pesquisa realizada pelos autores em torno do sensitivo Amyr Amiden.
Os autores manifestam o pensamento de estarem convencidos de que a oposição ciência-tradição espiritual se encontra ultrapassada por uma mudança de paradigma que nos conduziu a uma abordagem transdisciplinar, uma verdadeira aliança entre ciência e consciência. “Nesta pesquisa de transcomunicação instrumental há um efetivo diálogo inter e transdimensional, em que habitantes do nível transpessoal comunicam-se com seres humanos que se encontram na consciência de vigília, na concretude da realidade ordinária. O aspecto da religião dissolve-se em nível transpessoal, colocando-nos em contato com a verdade, que é tanto religiosa quanto científica”.

As Estações da Vida. In: Rejuvenescer a velhice. Guide, MLM e Moreira, MRLP (Org.).

Brasília: Ed. UnB, 1996.

Homo Holisticus. In: Dantas, Estélio (Org.), Pensando o Corpo e o Movimento

São Paulo: Ed. Shape, 1993.

Saber chegar, saber passar, saber partir. In: Monteiro, Dulcinéa (Org.)Metanóia e Meia-Idade

São Paulo: Paulus, 2008

Compreensão: Convergência entre o Saber e o Ser. In: Moraes, Maria Cândida e Almeida, Maria da Conceição (Org.) Os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente – Por uma Educação Transformadora.

Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012

Crema, R. A construção do sujeito. Revista Pontifex: ciência, filosofia, arte e tradições sapienciais.

Volume 01, Número 02, Ano 2015. Rio de Janeiro: Unipaz-RJ, 2015. www.revistapontifex.org.br/atual/artigo01.html

Coordenador, com Dênis Brandão, e co-autor da série:

O Novo Paradigma Holístico – ciência, filosofia, arte e mística.

São Paulo: Summus, 1991.

Visão Holística em Psicologia e Educação

São Paulo: Summus, 1991.

Coordenador, com Pierre Weil, da Coleção UNIPAZ-COLÉGIO INTERNACIONAL DOS TERAPEUTAS (Editora VOZES), atualmente com os seguintes títulos:

  • Cuidar do Ser;
  • Caminhos da Realização;
  • O Espírito na Saúde;
  • Terapeutas do Deserto;
  • O Evangelho de Tomé;
  • Caminhos da Cura;
  • O Corpo e Seus Símbolos;
  • O Evangelho de Maria;
  • Deserto, Desertos;
  • A Arte de Morrer;
  • Palavras da Fonte;
  • O Evangelho de João;
  • Carência e Plenitude;
  •  Sinais de Esperança;
  • Além da Luz e da Sombra
  • Antigos e Novos Terapeutas;
  • A Montanha no Oceano;
  • Uma Arte de Amar para os Nossos Tempos;
  • Enraizamento e Abertura
  • Apocalipse – Clamores da Revelação;
  • Viver com Sentido;
  • Escritos sobre o Hesicasmo;
  • Introdução aos “Verdadeiros Filósofos”;
  • Livro das Bem-Aventuranças e do Pai-Nosso;
  • Rumo ao Infinito;
  • Entre Meditação e Psicoterapia;
  • O Evangelho de Felipe;
  • O Essencial no Amor;
  • Judas e Jesus: duas faces de uma única revelação;
  • Jesus e Maria Madalena – Para os puros tudo é puro;
  • Uma Arte de Cuidar – Estilo Alexandrino
  • Pedagogia Iniciática – Uma Escola de Liderança.
  •  O homem holístico: a unidade mente-natureza
  • Os caminhos para a saúde – Integração mente e corpo
  •  Normose, a patologia da normalidade
  •  Dimensões do Cuidar – Uma visão integral
CLOSE
CLOSE

Pin It on Pinterest